Projeto Saída à Campo

SAÍDA À CAMPO

Justificativa:
Este projeto foi elaborado com o intuito de possibilitar ao aluno uma vivência diferenciada da sala de aula, onde o aluno experimenta diferentes sensações e acaba por construir um novo olhar sobre o lugar onde vive.

Objetivo Geral:
 O objetivo geral deste projeto é proporcionar uma experiência extra-classe que enriqueça a vivência do aluno através da análise e observação.

Objetivos Específicos:
*Reconhecer os recursos naturais da localidade;
*Explorar a praia valorizando seu município;
*Observar o ambiente.
*Desenvolver sensibilidade: tátil, auditiva, gustativa, olfativa e visual.

Metodologia:
Observação da praia, usando seus sentidos, analisando e comparando diferentes objetos do ambiente. Para tanto será proposto que:
1º-Os alunos brinquem livremente, explorando o ambiente;
2º-Os alunos farão observações;
3º-Desenharão na areia algo e relatarão o que desenharam;
4º-Faremos uma roda de conversa, com relatos de todos sobre suas impressões e observações;
5º-Para finalizar a atividade, será feito um circuito na areia com diversos tipos de exercícios.

Avaliação:
Serão considerados válidos todas as ações dos alunos em relação ao proposto, cada olhar, observação e análise serão consideradas satisfatórias.







Nem sempre conseguimos executar aquilo que programamos, assim como tudo na vida. Apesar de intempéries deste  dia promovemos uma aula passeio com as crianças que proporcionou a concretização de alguns objetivos já listados e outros que não listamos, como por exemplo, o respeito e a cooperação entre os colegas, e o desenvolvimento da oralidade.
Acredito que a teoria é essencial a prática e vice-versa pois uma complementa a outra, permitindo o avanço da educação. Estudar sobre metodologias do processo de ensino/aprendizagem, é essencial para que se possa estar em sala de aula, promovendo saberes, e a medida em que praticamos testamos maneiras de se trabalhar para desenvolver o conhecimento. 


Nenhum comentário: