Pensadores

Ao refletir sobre que pensadores influenciam minha prática na disciplina de currículos da Educação Infantil produzi tal texto:


REFLEXÕES SOBRE PENSADORES

Com os estudos sobre autores da educação dentro de sua cronologia, pude identificar ao menos uma característica de cada um que considero importante no processo de ensino/aprendizagem.
            Comenius (1592 - 1670) com a sua descoberta e invenção da didática, pensando no ambiente escolar, possibilitando o desenvolvimento desta profissão que queremos exercer hoje. Rosseau (1712 – 1778) com sua idéia de reconhecer-se, e que cada ser tem sua identidade. Froebel (1782 - 1852) que acreditava na criança como uma planta, onde o professor tem que cuidar, e a escola como um jardim de infância.
            A característica de Montessori (1870 - 1952) que vem ao encontro de meus pensamentos, é a exploração manual, e a compreensão de que cada criança tem seu ritmo de aprendizagem. Em Decroly (1871 - 1932) valorizo a concepção de focar a aprendizagem nos interesses das crianças, assim como Dewey (1859 - 1952) que valoriza as vivencias, num processo de comunicação que visa a formação cidadã. Preocupação esta que também era de Freinet (1896 - 1966), que percebeu a escola e sua abrangência além de seu espaço físico, possibilitando aulas passeio, construção de livro da vida, entre outras auto produções dos educandos.
            Piaget (1896 - 1980) e sua constatação do erro construtivo, e a invenção de jogos matemáticos como a escala de cuisenaire, o ábaco e os blocos de encaixe. Vygotsky (1896 - 1934) com sua visão sócio-histórica, e a importância do simbolismo. Wallon (1879 - 1962) com sua teoria do corpo inteiro, percebendo o sujeito como a composição dos aspectos cognitivos, motores e afetivos, reforçados por Malaguzzi (1920 - 1994) seguidor da reggio Emilio, e suas 100 linguagens num processo de aprendizagem.
            Bruner (1915 -) e sua valorização da oralidade, e a influencia da utilização de jogos, e o professor como um mediador, que auxilia na construção de um ser autor, reflexivo, colaborador e produtor de suas idéias. Foucault (1926 - 1984) com a idéia de uma sociedade produtora de parâmetros, e construtora de ordem e disciplina num ambiente. Gardner (1943 -) e sua pesquisa/descoberta de inteligências múltiplas, onde o sujeito através de estímulos e pré-disposição desenvolve/amplia certa aptidão de uma determinada área do conhecimento. E Perrenoud () com sua construção das 10 competências para tornar o educador cada vez mais mobilizado e consciente de sua prática pedagógica.
Considero importante, todos os pontos aqui elencados de todos os autores estudados, e sua relevância para a construção destes conceitos, ressaltando a importância do método avaliativo imaginado por Gardner, com a construção de um portfólio da criança pois como ressalta Montessori, cada um tem um  ritmo de aprendizagem, devendo o professor possibilitar a ampliação do conhecimento prévio de cada criança.
Na educação infantil, trabalhamos com a idéia de Froebel com ênfase no cuidar, mas também procuramos ser estimuladores da autonomia com sugere Bruner. Não consigo escolher um autor para seguir, mas sim encontrar em cada um deles, pensamentos que componham um novo modo de agir e refletir que me formarão como educadora, reflexiva e capaz de auxiliar meu aluno no processo de ensino e aprendizagem, significando a educação e os sabores dos saberes.


É importante conhecermos autores que modificam/influenciam os processos de ensino e aprendizagem para selecionarmos idéias que se relacionem com as que possuímos aprimorando nossa prática.

Um comentário:

Anilda disse...

nós somos este entrelaçamento de idéias...