Neste banner apresentei as interferências do primeiro
semestre do corrente ano, que tratavam da "Busca
de significados no processo de alfabetização e letramento". Montei o banner como se fosse um jornal intitulado
EDUCAÇÃO DA HORA fazendo analogia a um jornal de grande circulação aqui na
região sul, chamado ZERO HORA.
As práticas referenciadas nesta
produção, já foram postadas aqui no blog, e a leitura que fiz delas segue
abaixo com texto produzido nesta apresentação.
EDUCAÇÃO DA HORA
OSÓRIO, TERÇA-FEIRA, 12 DE JUNHO DE 2012 – ANO 03 – Nº 03
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
A busca de significados no processo de alfabetização e
letramento
Em pesquisa sobre como
as crianças aprendem a ler e a escrever no PIBID – Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação a Docência - acadêmica do curso de Pedagogia realiza prática
de letramento numa Escola do Litoral Norte do Estado.
Painel
de interesses construído com fotos dos alunos e professores da turma.
Objetivos
Com esta atividade, foi possível promover a correspondência
da escrita do nome com a própria imagem. Além de estimular a motricidade fina,
e a expressão artística solicitando das crianças que desenhassem brinquedos ou
brincadeiras que gostassem.
Método
A professora
apresentou as fotos dos alunos no sistema “amigo secreto”, onde cada criança
recebeu a foto de um colega, devendo nomeá-lo em seu momento de fala.
Depois de concluída
esta etapa, cada aluno portando sua imagem, montou seu nome com letras móveis.
No momento seguinte,
ao agrupar a imagem à escrita, desenharam brinquedos que mais gostam de manusear.
Esta intervenção, não conclui-se nesta aplicação e está tendo continuidade na
escola em estudo, promovendo outras composições ao cartaz identidade de cada
criança.
Discussões
Durante o percurso
deste projeto de pesquisa que iniciou em outubro de 2010, foram muitas
aplicações. Esta atividade descrita aqui foi vivenciada por uma turma do ano
passado do 2º ano, e neste por um 1º ano. Cada grupo com suas particularidades agitou
bastante no decorrer das aulas, mas ambos construíram identidade com a grafia
de seu nome e dos colegas, não chamando-os mais de “esse daí”, “aquele de lá”.
Pensamento
“Se você não voltar a
ser como uma criança não entrará no reino encantado da pedagogia. FREINET
(2004, p.24)”.
Referências
FREINET, Celéstin. Pedagogia
do bom senso. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
GOULART,
Cecília. Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base
teórico-metodológica do estudo. Disponível em: <www.anped.org.br/reunioes/28/textos/gt10/gt10252int.rtf> Acesso
em 10 de maio de 2011.
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