Como
no saguão da escola em que atuo no projeto do PIBID, mora uma coruja que é
muito comentada pelos alunos, entendi que organizar uma intervenção onde
falasse dela seria bem aproveitado. E foi.
Seja em qual for o nível de aprendizagem
promover atividades em que os alunos saibam fazer, é muito importante para sua auto-estima.
Considerando a coruja, e o conhecimento prévio, elaborei uma aula onde faria a
valorização de ambas.
Então começamos desenhando a coruja a partir do número 8, fazendo
assim animais que voam; a partir da letra n desenharemos uma tartaruga, que vive na água, e com uma historinha
que na medida em que é contada se torna um cachorrinho, que habita na terra.
Depois de produzir os
três tipos de animais, que já foram previamente, desenhados separadamente,
questionei-os sobre o que faltava?? Onde eles habitavam?? E as crianças
começaram a responder, e a compor os quadros dos animais, e logo elencaram mais
animais que se enquadravam nas classificações: Ar, Terra e Água;
Para o registro do
primeiro grupo de animais, disponibilizei papel de cartolina na cor amarela,
para o segundo grupo, a cor verde, e o terceiro, a cor azul.
Fizeram a associação, e
posteriormente tinham que produzir a escrita do nome do animal. Alguns ainda escrevem
no nível pré-silábico, mas é importante enaltecer seu conhecimento e dizer que
está quase chegando lá, seu raciocínio está certo, entre outras coisas que o encorajem
a descobrir suas falhas, sem menosprezar suas conquistas.
Um comentário:
Gostei muito do Livro dos Animais! Achei uma ideia divertida e muito criativa! Parabéns! Bjus Angela
Postar um comentário