Livro dos animais

          Como no saguão da escola em que atuo no projeto do PIBID, mora uma coruja que é muito comentada pelos alunos, entendi que organizar uma intervenção onde falasse dela seria bem aproveitado. E foi. 
       Seja em qual for o nível de aprendizagem promover atividades em que os alunos saibam fazer, é muito importante para sua auto-estima. Considerando a coruja, e o conhecimento prévio, elaborei uma aula onde faria a valorização de ambas.
    Então começamos desenhando a coruja a partir do número 8, fazendo assim animais que voam; a partir da letra n desenharemos uma tartaruga, que vive na água, e com uma historinha que na medida em que é contada se torna um cachorrinho, que habita na terra.
   Depois de produzir os três tipos de animais, que já foram previamente, desenhados separadamente, questionei-os sobre o que faltava?? Onde eles habitavam?? E as crianças começaram a responder, e a compor os quadros dos animais, e logo elencaram mais animais que se enquadravam nas classificações: Ar, Terra e Água;
      Para o registro do primeiro grupo de animais, disponibilizei papel de cartolina na cor amarela, para o segundo grupo, a cor verde, e o terceiro, a cor azul.
      Fizeram a associação, e posteriormente tinham que produzir a escrita do nome do animal. Alguns ainda escrevem no nível pré-silábico, mas é importante enaltecer seu conhecimento e dizer que está quase chegando lá, seu raciocínio está certo, entre outras coisas que o encorajem a descobrir suas falhas, sem menosprezar suas conquistas.




Aprendendo a desenhar a coruja a partir no número 8;



Nosso Livro!!

Um comentário:

Angela Queiróz disse...

Gostei muito do Livro dos Animais! Achei uma ideia divertida e muito criativa! Parabéns! Bjus Angela