Ano passado quando pesquisava sobre o psicólogo Howard Gardner, e as inteligências múltiplas, encontrei um site que abordava não só a sua metodologia, mas apontava um quadro comparativo. Neste quadro pude observar características de algumas linhas de pensadores da educação, e agora o disponibilizo a fim de outras pessoas possam a partir deste esquema realizar suas próprias problematizações a cerca destes autores tão falados na pedagogia.
Quadro comparativo
Papel do professor
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O que fazer com alunos apáticos ou rebeldes
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Como se realiza a aprendizagem
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Construtivismo
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Deve ser vigilante sem ser restritivo, procurando "antecipar" respostas possíveis, encorajando a criança a encontrá-las, aceitando hipóteses provisórias que surgem nas aulas.
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As relações de conduta em sala de aula devem ser trabalhadas a partir de "contratos" nos quais todos têm as mesmas responsabilidades e direitos.
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O conhecimento é construído a partir da interação entre a criança e o meio. Conhecer é agir.
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Montessori
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Seu dever principal é explicar o uso do material. O professor representa a ligação entre o material e a criança.
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Cada criança tem seu espaço. Aos poucos consegue-se a normalização. Os rebeldes são isolados em um canto da sala enquanto os demais continuam suas atividades.
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Na alfabetização usa-se o método fonético apresentando para a criança a letra e seu som. Associa-se o som a uma imagem conhecida.
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Freinet
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É um orientador, e deve usar seu conhecimento como instrumento de mediação. É amigo, age e aprende com os alunos.
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À medida que as crianças propõe suas idéias e trabalhos, os apáticos e rebeldes vão se colocando no grupo e descobrirão o que gostam de fazer.
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Tateamento experimental. A criança vai dando passos até acertar.
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Waldorf
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Profundo conhecedor do ser humano, deve usar o amor como base da relação com os alunos e ter qualidades artísticas, principalmente criatividade e fantasia.
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São tratados pelo professor em sala de aula. Em casos mais graves, há o auxílio de um grupo pedagógico, que trabalha pela reintegração.
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Varia conforme a faixa etária: 0 a 7 anos, por imitação; 7 a 14 por vivências emocionais e 14 a 21 por cognição intelectual.
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Inteligências Múltiplas
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É um "fisioterapeuta da inteligência". Deve abandonar o conceito unitário de inteligência e ver-se não como um repetidor de conceitos, mas como um estimulador de talentos.
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Essas atitudes estão condicionadas ao aluno ter inteligências dinâmicas ou ignoradas pela escola. Uma criança com talento pictórico precisa de estímulos para escrever.
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Inteligência não é apenas a capacidade de entender alguma coisa, mas também criatividade e compreensão.
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Como meu foco de pequisa está sobre a perspectiva de Freinet achei interessante agregar um breve histórico sobre ele, com algumas considerações sobre seu método.
Francês, nasceu em 1896 e faleceu em 1966. Desenvolveu seu método pedagógico a partir de 1920, usando o mínimo de materiais didáticos, fruto de seu trabalho em regiões pobres da França. Embora não tivesse uma sólida base teórica, a observação dos alunos forneceu-lhe uma série de dados que usaria para transformar radicalmente a forma de ensino.
Preso durante a II Guerra Mundial, trabalhou na alfabetização dos presos dentro do campo de concentração. Libertado em 1941, tornou-se membro da Resistência Francesa.
Técnicas desenvolvidas por Freinet
· A Aula-Passeio: aulas de campo, voltadas para os interesses do estudantes;
· A Auto-avaliação: fichas criadas por Freinet, preenchidas pelos alunos, como forma de registrar a própria aprendizagem;
· A Auto-correção: modalidade de correção de textos feita pelos próprios autores, no caso os alunos, sob a orientação do educador;
· A Correspondência Interescolar: atividade largamente utilizada por Freinet, na qual os alunos se comunicavam com outros estudantes de escolas diferentes;
· O Fichário de consulta: fichas criadas por alunos e professores, para suprir as lacunas deixadas pelos livros didáticos convencionais;
· A Imprensa escolar: os textos escritos pelos alunos tinham uma função social real, já que não serviam meramente como forma avaliativa, já que eram publicados e lidos pelos colegas;
· O Livro da vida: caderno no qual os alunos registram suas impressões, sentimentos, pensamentos em formas variadas, o qual fica como um registro de todo o ano escolar de cada classe;
· O Plano de trabalho: atividade realizada em pequenos grupos que sob a orientação do educador, com base em um dado tema, desenvolvem um plano a ser realizado num certo intervalo de tempo;
· O Texto Livre: tipo de texto em que o aluno nõa é obrigado a escrever como nas escolas tradicionais. É livre em formato e em tema. Relaciona-se com a técnica da Imprensa Escolar, Livro da vida e Correspondência Interescolar;
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