Alfabetização e Letramento

Embora estes termos apareçam sempre juntos, significam coisas diferentes, mas um depende do outro. O aprender a escrever consiste no processo de alfabetização,e só é valido quando o sujeito compreende e se utiliza da linguagem escrita que é o letramento. Considerando o conceito do livro do Ministério da Educação, sobre o ensino de 9 anos:
Alfabetização se refere ao processo por meio do qual o sujeito domina o código e as habilidades de utilizá-lo para ler e escrever. Trata-se do domínio da tecnologia, do conjunto de técnicas que o capacita a exercer a arte e a ciência da escrita.
Letramento, por sua vez, é o exercício efetivo e competente da escrita e implica habilidades, tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou informar-se, para interagir, para ampliar conhecimento, capacidade de interpretar e produzir diferentes tipos de texto, de inserir-se efetivamente no mundo da escrita, entre muitas outras.
Não precisamos escolher entre o processo de alfabetização ou o de letramento, e sim perceber suas peculiaridades e interdependencias, e nos utilizarmos destes conceitos de ensino e aprendizagem para desenvolver cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, capazes de promoverem novas descobertas.


Artigo em estudo disponível em:  Letramento e Alfabetização: as muitas facetas por Magda Soares.


Um comentário:

Anilda disse...

Neste blog você está exercendo a escrita na concepção de letramento!Muito bom!!!