Uma volta no bairro

Objetivos:
  • Desenvolver o senso de observação;
  • Ler e escrever palavras simples e com dificuldades ortográficas;
  • Interpretar através do desenho;
  • Perceber a ligação entre o bairro e a escola; 


Desenvolvimento:

Promover combinados para que haja a saída, relembrando a sistemática das outras vezes que exploramos ambientes da escola. Lembrando-os que é preciso andar em grupo para ninguém se perder.

Os cadernos fazem parte da exploração, servindo como apoio para a obtenção de algumas informações encontradas na exploração, auxiliando na significação da leitura e escrita tanto de letras quanto de números.

Durante a saída é importante chamar a atenção para as formas, tamanhos, realizando comparações entre tudo o que está posto no ambiente, e destacar as observações feitas pelas crianças valorizando o seu entrosamento na tarefa.


Aqui costureira, mas o que ela faz?

Que cores tem? É maior ou menor que o cavalo? E que a formiga?

Palavras no muro da escola, quem escreveu?

Uma árvore, mas ela nos ajuda mesmo parada?

Vamos fazer uma ligação? Para quem?



De volta à sala de aula, promover uma conversa onde indiquem algumas percepções, realizando um novo registro, agora com palavras chave como : CASA, POSTE, CACHORRO e ESCOLA. 



As palavras CAsa e CAchorro foram escolhidas por iniciarem com a mesma sílaba, tendo o aluno que perceber as diferenças no registro de cada uma delas.  


A escola por ser um nome conhecido e já trabalhado em outras intervenções.

E o poste por ser uma palavra diferente aquelas que já conhecem o registro

Em cada folha, as palavras encontram-se em ordens diferentes  para ajudá-los a fazer a correspondência dos símbolos gráficos.


 As crianças adoraram a saída e a construção em sala. Noto que é preciso um momento de brincadeira, portanto enquanto aqueles que já concluíram exploram os brinquedos que estão dispostos em sala, e eu como professora posso realizar atendimento individual que é tão importante.



4 comentários:

aninha da pedagogia disse...

Trabalho interessante Débora.
Gostei da atividades dos sentidos, acho que vou fazer com os meus no estágio.
Beijos
Ana Cláudia

aninha da pedagogia disse...

Trabalho interessante Débora.
Gostei da atividade dos sentidos, acho que vou usar no meu estágio.
Parabéns!
Beijos
Ana Cláudia

Angela Queiróz disse...

Deborah, que atividade legal! Com certeza observar e dar atenção a coisas do cotidiano pode ser muito instrutivo, especialmente para crianças que estão em processo de alfabetização.
Gostei mto da atividade de etiquetar os objetos da escola! Faz com que as crianças associem o objeto com seus nomes e com certeza promove aprendizado significativo. Parabéns pelo trabalho competente e criativo. Bjus, Angela

Ana Beatriz disse...

Adorei as atividades!
As saídas são sempre cheia de estímulos para desenvolver outras atividades.
Vou usar algumas ideias.
Bjs!