Nas bibliotecas das escolas existem grandes acervos para a formação continuada do professor que tiver interesse. Hoje cito o "Da escola para casa: alfabetização" de Zoé Rios e Márcia Libânio, que estudei e adaptei para a impressão, agregando valor ao portfólio que está sendo elaborado em minha turma de segundo ano.
A tarefa de casa, tem de algo que só pode ser feita em casa, como a coleta de alguma informação, observação de algum ambiente... Enfim, espero que gostem da dica, se puderem leiam o livro que é riquissímo. Beijocas...
Aconselho a ter uma cópia por aluno, e encaminhar no portfólio um enunciado/ atividade por dia!
Se não conseguir nestas versões para impressão, pode copiar aqui abaixo:
1.
DESENHE O QUE VOCÊ VAI FAZER QUANDO CHEGAR EM
CASA:
2.
DESENHE, TRÊS OBJETOS DE SUA CASA QUE TENHAM
NÚMEROS ESCRITOS:
3.
COPIE TRÊS PALAVRAS QUE VOCÊ ENCONTROU ESCRITAS EM
OBJETOS DE SUA CASA:
4.
ESCREVA UMA PALAVRA QUE VOCÊ JÁ VIU ESCRITA NA RUA
QUANDO ESTAVA VINDO PARA A ESCOLA:
5.
PINTE AS PALAVRAS QUE FALAM DO SEU JEITO DE SER:
MOLEQUE – SAPECA – LINDINHO – CRAQUE –
PRINCESA – ESPERTA – QUERIDA - LINDA – DANÇARINA – QUIETA - AMIGA – COLEGA –
CANTORA – AMIGO – ARTISTA – PRINCIPE – LINDO – AMIGA – CANTOR – ESPERTO –
LINDINHA – MOLECA – CALMA – QUIETO – QUERIDO – CALMO – SORRIDENTE – TRANQUILA –
TRANQUILO -
6.
FAÇA SEU RETRATO:
7.
COMPLETE:
MEU NOME É:____________________________________.
NASCI NO DIA:___________________________________.
TENHO ______________ ANOS.
NA MINHA CASA MORAM ____________ PESSOAS.
TENHO ______________ IRMÃOS.
8.
PINTE A CENA COM A QUAL VOCÊ MAIS SE IDENTIFICA:
9.
ESCREVA SEU NOME: _____________________________
QUANTAS LETRAS ELE TEM: ________________________ ESCREVA UMA PALAVRA QUE COMECE
COM A PRIMEIRA LETRA DE SEU NOME: ______________________________
10. OBSERVE
AS LETRAS A SEGUIR E COLORA AS DO SEU NOME:
A B
C D E F
G H I
J K L
M N O
P Q R
S T
U V W
X Y Z
|
11. ORGANIZE
OS NOMES DOS COLEGAS MENINOS EM ORDEM ALFABÉTICA:
12. ORGANIZE
OS NOMES DAS COLEGAS MENINAS EM ORDEM ALFABÉTICA:
13. A
PROFESSORA MISTUROU A LISTA DO SACOLÃO, DE OBJETOS DE ESCOLA E DE BRINQUEDOS:
MOCHILA BANANA
CARRINHO BOLA LÁPIS
LARANJA ABACAXI BONECA
CADERNO PIPA TOMATE
BORRACHA PÁTIO CORDA
BATATA CEBOLA CANETA
PIÃO ALHO
|
SEPARE AS LISTAS EM TRÊS COLUNAS:
SACOLÃO BRINQUEDOS ESCOLA
14. ESCREVA
AS PALAVRAS DAS LISTAS QUE COMEÇAM COM A MESMA LETRA:
15. DESENHA O
QUE TU MAIS GOSTASTE DE CADA LISTA:
16. LIGUE AS
EMOÇÕES:
17. DESENHE
UMA CENA QUE MOSTRE VOCÊ FELIZ NA ESCOLA:
18. DESENHE
UMA CENA QUE DEIXE VOCÊ BRABO QUANDO ALGUÉM DESRESPEITA A NATUREZA:
19. COMPLETE AS LETRAS FALTANTES PARA A SEQUENCIA
DO ALFABETO:
A,__,C,__,E, __, G,__,__,__,__,__,__,__,__,__,__,__,__,__,
__,__,__,__,__,__,
20. DESENHE O
QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA ESCOLA
21. DESENHE O
QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA SUA CASA
Um comentário:
Gostei! Tarefa de casa é um complemento da aprendizagem, algo que desperte a curiosidade e envolva o aluno de forma autônoma!
Postar um comentário