Tema de casa


Nas bibliotecas das escolas existem grandes acervos para a formação continuada do professor que tiver interesse. Hoje cito o  "Da escola para casa: alfabetização" de Zoé Rios e Márcia Libânio, que estudei e adaptei para a impressão, agregando valor ao portfólio que está sendo elaborado em minha turma de segundo ano.
A tarefa de casa, tem de algo que só pode ser feita em casa, como a coleta de alguma informação, observação de algum ambiente... Enfim, espero que gostem da dica, se puderem leiam o livro que é riquissímo. Beijocas...






Aconselho a ter uma cópia por aluno, e encaminhar no portfólio um enunciado/ atividade por dia!


Se não conseguir nestas versões para impressão, pode copiar aqui abaixo:



1.     DESENHE O QUE VOCÊ VAI FAZER QUANDO CHEGAR EM CASA:



2.    DESENHE, TRÊS OBJETOS DE SUA CASA QUE TENHAM NÚMEROS ESCRITOS:



3.    COPIE TRÊS PALAVRAS QUE VOCÊ ENCONTROU ESCRITAS EM OBJETOS DE SUA CASA:



4.    ESCREVA UMA PALAVRA QUE VOCÊ JÁ VIU ESCRITA NA RUA QUANDO ESTAVA VINDO PARA A ESCOLA:



5.    PINTE AS PALAVRAS QUE FALAM DO SEU JEITO DE SER:



MOLEQUE – SAPECA – LINDINHO – CRAQUE – PRINCESA – ESPERTA – QUERIDA - LINDA – DANÇARINA – QUIETA - AMIGA – COLEGA – CANTORA – AMIGO – ARTISTA – PRINCIPE – LINDO – AMIGA – CANTOR – ESPERTO – LINDINHA – MOLECA – CALMA – QUIETO – QUERIDO – CALMO – SORRIDENTE – TRANQUILA – TRANQUILO -



6.    FAÇA SEU RETRATO:



7.    COMPLETE:



MEU NOME É:____________________________________.

NASCI NO DIA:___________________________________.

TENHO ______________ ANOS.

NA MINHA CASA MORAM ____________ PESSOAS.

TENHO ______________ IRMÃOS.



8.    PINTE A CENA COM A QUAL VOCÊ MAIS SE IDENTIFICA:




9.    ESCREVA SEU NOME: _____________________________ QUANTAS LETRAS ELE TEM: ________________________ ESCREVA UMA PALAVRA QUE COMECE COM A PRIMEIRA LETRA DE SEU NOME: ______________________________



10.  OBSERVE AS LETRAS A SEGUIR E COLORA AS DO SEU NOME:



A     B     C     D       E        F     G     H     I     J     K      L      M      N      O      P      Q      R      S      T       U     V     W     X     Y    Z





11.  ORGANIZE OS NOMES DOS COLEGAS MENINOS EM ORDEM ALFABÉTICA:



12.  ORGANIZE OS NOMES DAS COLEGAS MENINAS EM ORDEM ALFABÉTICA:



13.  A PROFESSORA MISTUROU A LISTA DO SACOLÃO, DE OBJETOS DE ESCOLA E DE BRINQUEDOS:

MOCHILA  BANANA  CARRINHO  BOLA  LÁPIS  LARANJA  ABACAXI  BONECA  CADERNO  PIPA  TOMATE  BORRACHA  PÁTIO  CORDA  BATATA  CEBOLA  CANETA  PIÃO   ALHO



SEPARE AS LISTAS EM TRÊS COLUNAS:



SACOLÃO                 BRINQUEDOS                     ESCOLA



14.  ESCREVA AS PALAVRAS DAS LISTAS QUE COMEÇAM COM A MESMA LETRA:



15.  DESENHA O QUE TU MAIS GOSTASTE DE CADA LISTA:



16.  LIGUE AS EMOÇÕES:





17.  DESENHE UMA CENA QUE MOSTRE VOCÊ FELIZ NA ESCOLA:



18.  DESENHE UMA CENA QUE DEIXE VOCÊ BRABO QUANDO ALGUÉM DESRESPEITA A NATUREZA:



19.   COMPLETE AS LETRAS FALTANTES PARA A SEQUENCIA DO ALFABETO:



A,__,C,__,E, __, G,__,__,__,__,__,__,__,__,__,__,__,__,__,

__,__,__,__,__,__,



20. DESENHE O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA ESCOLA

21.  DESENHE O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA SUA CASA


Um comentário:

Pedagogia FACOS disse...

Gostei! Tarefa de casa é um complemento da aprendizagem, algo que desperte a curiosidade e envolva o aluno de forma autônoma!