Uma volta no bairro

Objetivos:
  • Desenvolver o senso de observação;
  • Ler e escrever palavras simples e com dificuldades ortográficas;
  • Interpretar através do desenho;
  • Perceber a ligação entre o bairro e a escola; 


Desenvolvimento:

Promover combinados para que haja a saída, relembrando a sistemática das outras vezes que exploramos ambientes da escola. Lembrando-os que é preciso andar em grupo para ninguém se perder.

Os cadernos fazem parte da exploração, servindo como apoio para a obtenção de algumas informações encontradas na exploração, auxiliando na significação da leitura e escrita tanto de letras quanto de números.

Durante a saída é importante chamar a atenção para as formas, tamanhos, realizando comparações entre tudo o que está posto no ambiente, e destacar as observações feitas pelas crianças valorizando o seu entrosamento na tarefa.


Aqui costureira, mas o que ela faz?

Que cores tem? É maior ou menor que o cavalo? E que a formiga?

Palavras no muro da escola, quem escreveu?

Uma árvore, mas ela nos ajuda mesmo parada?

Vamos fazer uma ligação? Para quem?



De volta à sala de aula, promover uma conversa onde indiquem algumas percepções, realizando um novo registro, agora com palavras chave como : CASA, POSTE, CACHORRO e ESCOLA. 



As palavras CAsa e CAchorro foram escolhidas por iniciarem com a mesma sílaba, tendo o aluno que perceber as diferenças no registro de cada uma delas.  


A escola por ser um nome conhecido e já trabalhado em outras intervenções.

E o poste por ser uma palavra diferente aquelas que já conhecem o registro

Em cada folha, as palavras encontram-se em ordens diferentes  para ajudá-los a fazer a correspondência dos símbolos gráficos.


 As crianças adoraram a saída e a construção em sala. Noto que é preciso um momento de brincadeira, portanto enquanto aqueles que já concluíram exploram os brinquedos que estão dispostos em sala, e eu como professora posso realizar atendimento individual que é tão importante.