Os 5 sentidos

Objetivos:

  • Explorar os 5 sentidos;
  • Escrever os nomes dos órgãos responsáveis pela captação dos sentidos;
  • Estruturar um livrinho dos sentidos;

Metodologia:

Questioná-los sobre a cor e o formato de alguns objetos incentivando-os a perceber a importância dos olhos. Mas também podemos sentir estes formatos pelo toque. Quando vamos comer algo cheiramos para depois degustar. Os sons que escutamos nos avisam de muitas coisas...

Os sentidos nos ajudam a perceber os fenômenos naturais e humanos. Experimentar faz parte!!! 
Examinando-se

Alguns sabores e aromas

Degustando bolacha salgada

Experimentando a acidez do limão

uns gostam...

outros não!

Antes de comer, cheiramos. . .

Será que é catchup ou chimia de goiaba?

Quer um pouquinho?

O suco coloriu . . .

todas as línguas!!

Onde está o tato?

sinto algo a barriga?

Olhos - Visão
Nariz - Olfato
Língua - Paladar
Ouvido - Audição
Pele - Tato


Observação

Objetivos:

  • Desenvolver o senso de observação;
  • Compreender o desenho como uma aproximação do real;
  • Escrever com massinha de modelar;
  • Aprimorar a atenção;
  • Produzir desenhos de objetos;

Metodologia:

Promover a brincadeira o que está diferente? (Neste jogo, toda a turma observa a sala de aula e onde estão cada um dos objetos, assim como a disposição das classes, escolhesse uma criança para ficar do lado de fora da sala, e ao retornar deveria declarar o que estava diferente. Assim, sucessivamente até que todas as crianças tenham participado, podendo variar as modificações para adornos dos colegas, além dos objetos.)

Utilizar entre os objetos que foram explorados na brincadeira, brinquedos da sala de aula, para que as crianças observem e tentem registrar através do desenho ou planificação dos mesmos.

Agregar os registros ao painel do alfabeto, realizando a correspondência do desenho a letra.

O relógio estava em cima do quadro...

As mochilas estavam penduradas nas cadeiras

O som está ligado

Neste cesto estavam somente cordas e bolas

O armário estava com as portas fechadas

A classe da professora estava longe do quadro

Utilizando o tato, pudemos perceber o tamanho e as formas de alguns brinquedos da sala de aula:

Explorando blocos lógicos

Tartaruga com rodas, e telefone acoplados

Registrando as percepções

Explorando e desenhando




Com massinha de modelar, escrever o nome do objeto  registrado através do desenho, explorando a motricidade fina. 

Vogais de massinha



Observações: Dedicaram-se tanto aos desenhos, que não consegui acompanhar o processo com a massinha de modelar. Os alunos brincaram de modelar vogais, e também de quantificar pedacinhos de massinha. Auxiliei-os a realizar a correspondência do desenho a letra no painel. Foi bem proveitoso, e as crianças responderam bem ao método fônico - incentivando a memorização do símbolo ao valor sonoro. 


Etiquetando a escola

Objetivos:

  • Promover a escrita de algumas palavras;
  • Explorar o ambiente da escola;
  • Realizar a correspondência do símbolo gráfico ao valor sonoro de cada uma;
  • Incentivar a expressão artística;


Metodologia:

Como não havia concluído a saída na intervenção anterior, programei para que desta vez começássemos por ela. Mas primeiro tínhamos que realizar o preenchimento das etiquetas para assim sairmos em busca dos lugares. 

Pensando, com que letra começa...?

Que objeto é esse?

Que lugar é esse?

Descobri!!!

Assim né profe?

Tá bonito?


Depois de escrito e lido fixar as etiquetas nos objetos da sala de aula, e sair para os ambientes sugeridos nas palavras...


ESCADA

GINÁSIO

ORIENTAÇÃO

SUPERVISÃO
      Ao retornar para a sala de aula, promover o registro através do desenho com palavras chave. Valorizando a produção criativa sem limitar a imaginação dos educandos, frente as explorações que a saída proporcionou.
Registrando 

Observações: Na segunda aplicação desta atividade de etiquetar alguns ambientes, já sabia um pouco mais mais sobre alfabetização, e pude enfatizar a sonoridade das letras que formaram as palavras chave desta proposta. Gostei mais de sua aplicação no primeiro ano.