Teorias Pedagógicas

Há algum tempo, ao cursar a disciplina de didática do curso de Pedagogia na Facos, a Professora Eliane Schneider nos mostrou a seguinte tabela que hoje estou a reler. Espero que aproveitem, e obrigada Professora Eliane por nos proporcionar tantas aprendizagens! :) 





Psicogênese da linguagem escrita


Créditos ao professor Luis Oscar que nos mostrou os níveis da psicogênese escrita na disciplina de Educação de Jovens e Adultos e também a professora Silvia na princípios e propostas da alfabetização...
Bom este quadro auxilia a detectar o nível de escrita das crianças, para assim planejarmos adequadamente.
Espero que ajude, Beijos


Passei a limpo esta tabela:


IMPORTANTE: Para identificar o nível de escrita em que se encontra a criança, faça um ditado. As palavras devem ter algo em comum, por exemplo, materiais escolares, nomes das crianças, frutas, animais... preferencialmente que sejam monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba.

Álbuns do Picasa




   Como estou sempre perdendo meu pen drive, entre outros dispositivos móveis... Resolvi criar um álbum online, para não perder mais minhas fotos.
   Adorei pois tens como compartilhar imagens, tanto privadas como aquelas que pretendes compartilhar... Além de liberar a memória do computador, uma vez online, não se perdem mais as informações.
   Um dos meus álbuns públicos contém alguns numerais e alfabetos  que gostei do colorido e foi bem aceito ao ser inserido com as crianças.
   E claro, poder fazer publicações através do picasa, como esta!! :D

Saída a campo

       No decorrer do ano de 2011, fizemos muitas interferências no processo de alfabetização com o projeto PIBID. Construí um prezi (power point por aproximação) contendo a minha trajetória na Escola Erineo Scopel Rapaki, em Tramandaí/RS. Para acessar clique no link : Trajetória de 2011 no PIBID 

Saída a campo